Entrevista ao suplemento do PUBLICO Portugal Inovador

05-12-2016

Reproduzimos aqui uma reportagem publicada hoje no suplemento Portugal Inovador, distribuído gratuitamente com a edição do jornal Público de hoje.

A Transportes Freitas, S.A., sediada na Vila das Aves, é uma empresa de combustíveis com parceria exclusiva com a Galp. Prestes a fazer 50 anos, marcam a diferença pela qualidade dos produtos e pela relação de proximidade com os clientes.

A atividade da Transportes Freitas iniciou-se nos transportes de mercadorias, mas o negócio evoluiu para os combustíveis. João Borges, presidente executivo desde 2015, clarifica esta mudança na história da empresa: "Nascemos como transportadora há 50 anos, entrámos nos combustíveis há mais de 30 e desde 2013, passámos a operar unicamente nos combustíveis, sempre com a Galp". Neste sentido, a parceria com a Galp revelou-se essencial para a diferenciação no mercado. O conceito co-branded permite que os postos de combustível Freitas operem com símbolos, imagem e produtos exclusivos Galp.

A marca conta com cerca de 80 postos, 27 dos quais explorados diretamente pelo Grupo, sendo que os restantes são clientes que assinam um contrato de exclusividade com a TF e a Galp. Relativamente à gama de combustíveis o administrador elucida para a "qualidade dos produtos que transmitem a segurança pretendida ao consumidor". O combustível aditivado, deste modo, revela-se essencial para a diferenciação da empresa. Paralelamente aos postos, destaca-se também a distribuição ao domicílio do gasóleo de aquecimento e agrícola, sob a marca Galp Serviexpress.

Distribuídos por Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco, o presidente menciona a importância de ser "um complemento para a Galp nos mercados locais, onde a proximidade com a população que se desloca aos postos é primordial". Valores como a credibilidade, segurança e confiança estão na base da longevidade da empresa.

A Transportes Freitas, S.A. é constituída por várias unidades. A primeira diz respeito à venda e distribuição de combustível aos postos e ao domicílio. Já a unidade de negócio de retalho centra-se na exploração dos postos de gestão direta. Por último, a unidade de serviços partilhados comporta serviços de gestão e manutenção, quer para os clientes da empresa quer para os postos de gestão direta. "Não nos limitamos a entregar combustível, nós ajudamos os clientes a gerirem e a manterem os seus postos", acrescenta.

Em termos futuros o objetivo passa por "melhorar a oferta co-branded, com o intuito de introduzir mais vantagens para os clientes e de nos mantermos relevantes e atuais", conjetura. Concluí ao mencionar o orgulho no legado da empresa: "Somos uma empresa de origem familiar e queremos continuar a ser uma família para os nossos clientes".