QUEM SOMOS

A energia que move o país real


A Transportes Freitas SA é um moderno distribuidor de combustíveis e lubrificantes e operador de postos de abastecimento, que evidencia no seu nome um passado no setor dos transportes e o legado dos sócios que a criaram e desenvolveram no seu período pré-SA.

O Grupo Transportes Freitas põe à disposição dos seus clientes combustíveis com a garantia de qualidade  Galp, com respeito pelo meio ambiente e cumprimento das normativas portuguesas e europeias, bem como produtos e serviços de conveniência nos seus postos de retalho.

A empresa mantém uma frota própria de viaturas cisterna para continuar a prestar de forma autónoma, flexível e independente, o melhor serviço de distribuição de combustíveis. A Transportes Freitas tem o seu sistema da qualidade implementado na distribuição e comercialização de combustíveis a granel e no transporte rodoviário nacional de mercadorias perigosas. Em Dezembro de 2015 foram renovadas as certificações ISO9001 e OSHAS18001.

A Transportes Freitas dispõe hoje de mais de 80 postos de abastecimento em regime de co-branded, geridos diretamente através da participada TFGest ou operados por terceiros, contando os mesmos com imagem GALP e imagem FREITAS, a primeira desde logo como garantia da proveniência e qualidade do combustível aí disponibilizado ao cliente final, a segunda enquanto distribuidora e entidade da marca em termos de imagem, posicionamento no mercado e preço.

História da empresa

50 anos de história

A empresa Transportes Freitas Lda nasceu há 49 anos em Vila das Aves pela mão de António Martins da Silva Freitas que, em 26 de maio de 1967, constituiu formalmente uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada para o serviço de transporte de mercadorias.

Em 1978 entrou, conjuntamente com a Galp (antigas empresas Sonap e Sacor) no negócio da distribuição de combustíveis e mais tarde com a aquisição de alguns veículos da frota alienada pela Petrogal, desenvolveu a atividade na vertente de transporte de combustíveis através do fornecimento de clientes da Petrogal. ´ 


Em 1997, a gerência da empresa passou a estar na mão dos sócios António José Sousa Silva Freitas e Alfredo Manuel de Sousa da Silva Freitas, filhos do fundador.

Em 2006, com cerca de 160.000 m3 de combustíveis a granel comercializados, a Transportes Freitas assumiu-se então como o maior distribuidor nacional de combustíveis da Petrogal. Desde então, a empresa tem permanecido como um dos mais importantes distribuidores de combustível GALP em Portugal continental, reforçando ano após ano a sua parceria de há longa data com a PETROGAL.

No quarto trimestre de 2013, a empresa Transportes Freitas, Lda procedeu à autonomização e posterior alienação das seguintes áreas de negócio:

- Transporte de carga geral, seja transporte nacional ou internacional;

- Transporte de produtos frescos, efetuada a nível nacional;

- Transporte de combustíveis por conta de terceiros.

A empresa mantém uma frota própria de viaturas cisterna para continuar a prestar de forma autónoma, flexível e independente, o melhor serviço de distribuição de combustíveis.

Como parte do seu desenvolvimento, a sociedade foi transformada em Dezembro de 2014 em Sociedade Anónima, mantendo-se a anterior estrutura acionista da empresa, composta pelos herdeiros do fundador, com o sr. António Freitas, como acionista maioritário.

Em Março de 2015, foi nomeada para a gestão da Transportes Freitas SA e suas participadas a primeira Administração independente dos accionistas, para uma nova fase de profissionalização e reinvenção do Grupo Transportes Freitas.

A parceria com a Galp

Uma relação duradoura e uma história de sucesso

A parceria da Transportes Freitas com a Galp remota a 1978, ano em que começou a fazer transporte de combustíveis para a Sonap e Sacor. Desde então temos estado juntos em várias vertentes:

  • somos distribuidores exclusivos de combustíveis Galp
  • somos parceiros no conceito co-branded Galp
  • somos revendedores de lubrificantes Galp
  • somos distrbuidores Galp Serviexpress

O conceito de rede co-branded foi desenvolvido pela Galp Energia no ano 2005, em parceria com os Transportes Freitas e três outros distribuidores oficiais exclusivos Galp.

Este conceito consiste numa rede de vocação periférica, complementando a rede Galp Retalho. A criação deste conceito teve como objetivo criar uma rede de postos que permitam ao consumidor usufruir de vários fatores competitivos:

· Proximidade pela grande pulverização desta rede no mercado;

· Acesso a produto de qualidade com a garantia Galp;

· Imagem standard (Freitas-Galp) nos postos de abastecimento da rede o que permite ao consumidor facilmente identificar a origem dos combustíveis comercializados;

· Acesso a um conjunto de serviços associados e atendimento personalizado.

Além destas vantagens, o revendedor (Posto de Abastecimento), conta com a fiabilidade dos serviços prestados pelos Transportes Freitas, nomeadamente o acompanhamento comercial, legislativo, AQS e a agilidade dos serviços logísticos com uma estrutura inteiramente dedicada e dimensionada para a gestão da rede com imagem co-branded.

Adicionalmente, os Transportes Freitas comercializam também, através da TF Gest, Lda., lubrificantes GALP Energia, que têm uma posição de liderança de mercado em Portugal e forte valor de marca.

Finalmente, os Transportes Freitas, através do serviço Galp ServiExpress, disponibilizam aos seus clientes um serviço de distribuição personalizada capilar de combustível, diretamente a casa de cada um dos seus clientes, com especial foco no tecido agrícola e industrial de pequena e média dimensão, potenciando a flexibilidade destas empresas. 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Fornecer a energia que move o País real, com produtos diferenciados a preços competitivos, próximos das populações 

VISÃO

Ser o maior distribuidor da Galp, com uma marca reconhecida no Norte do país, constituindo uma alternativa de qualidade através de uma rede própria dinâmica e de relações fortes com clientes 

Valores

CRIATIVIDADE

Fazemos mais com menos e encontramos soluções para sermos competitivos com os meio ao nosso dispor

CONFIANÇA

Somos autênticos no relacionamento com colegas, clientes e parceiros e fazemos valer a nossa palavra; acreditamos nos nossos produtos e na nossa diferença

PROXIMIDADE

Conhecemos os nossos clientes, os meios onde se inserem e o que lhes importa e estamos comprometidos com o seu sucesso e com a nossa parceria

UNIÃO

Trabalhamos em equipa pelo sucesso de todos e damos as mãos em todos os momentos em que é preciso, independentemente da empresa ou função

LEGADO

Tomamos decisões a pensar no longo prazo e não facilitamos pelo curto prazo, temos orgulho na marca Freitas, na nossa história, e no futuro que estamos a criar

Equipa

Conselho de Administração

Desde Março de 2015, o Conselho de Administração da Transportes Freitas SA é composto pelos seguintes dois administradores, que são também gerentes da participada TFGest Lda.:

João da Câmara Borges

Go-To-Market e operações core

•Licenciatura em Economia pela Universidade Nova; formação executiva pela U.Católica e Chicago GSB

•16 anos de experiência em consultoria estratégica e de operações na Accenture

•Liderança de projectos de turnaround, transformação organizacional e reengenharia 

•Experiência em desenvolvimento de negócio e gestão de portfolio de clientes

José Maria Brandão

CFO e Serviços Partilhados

•MBA pela U.Porto; Licenciatura em Gestão pelo ISEG

•17 anos de experiência em funções financeiras 

•Director financeiro e controller em empresas do sector imobiliário, farmacêutico e tecnologias de informação 

•Experiência como auditor numa Big 4